O Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho só deve ser reaberto na segunda quinzena de dezembro. Ainda alagado e com todos os sistemas comprometidos, a previsão é que o aeroporto só volte a sua normalidade no fim do ano, como informou a concessionária Fraport Brasil após vistoria realizada nesta segunda-feira (3). É bom lembrar que o período estipulado é apenas uma base inicial. Ainda é preciso realizar uma análise completa da pista e dos sistemas do terminal, algo que só terminará em julho.
Segundo o portal GauchaZH, o prazo foi citado pelo próprio ministro de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, e também pela CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, que estiveram ao lado do do secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, do diretor-presidente da Anac (Agência Nacional da Aviação Civi)l, Tiago Sousa Pereira, do presidente da Frente Parlamentar da Aviação, deputado estadual Frederico Antunes, e de mais autoridades nesta vistória.
A Fraport afirmou ainda que só foi possível iniciar os trabalhos com maquinário pesado após o nível da água baixar. Além disso, o processo interno de limpeza junto aos lojistas já está em andamento. O trabalho de limpeza da pista começou hoje mesmo. “A partir desta semana, inicia com mais força todo o trabalho de limpeza e sondagens. É uma prioridade acompanhar, para que, no menor tempo possível, fazer com que esse aeroporto possa funcionar”, informou o ministro Pimenta na ocasião.
Enquanto isso, a Base Aérea de Canoas (RS) marcou a retomada das operações de voos comerciais na região metropolitana de Porto Alegre, no último dia 27 de maio. A Fraport Brasil avaliou o primeiro dia de operação no Terminal ParkShopping Canoas, espaço temporário organizado para dar suporte aos voos que partiram da Base Aérea de Canoas, como positivo. O Terminal serve para check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros.
Leave a Reply